1
|
Marques PN. O JOGO DOS SENTIDOS: ESTRUTURAS DUPLAS DA ARTE E A CATEGORIA DO SENTIDO EM VIGOTSKI. CADERNOS CEDES 2020. [DOI: 10.1590/cc224988] [Citation(s) in RCA: 1] [Impact Index Per Article: 0.3] [Reference Citation Analysis] [Abstract] [Track Full Text] [Journal Information] [Subscribe] [Scholar Register] [Indexed: 11/22/2022] Open
Abstract
RESUMO O artigo rastreia as ocorrências do termo “sentido” em diferentes textos vigotskianos sobre arte, bem como no capítulo “Pensamento e palavra”, de A Construção do Pensamento e da Linguagem. Diferentes formulações e uma terminologia pouco precisa fornecem indícios da distinção que o autor faria em sua obra final entre significado e sentido.
Collapse
|
2
|
Toassa G. UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE SENTIDO E A ANÁLISE SEMÂNTICA DA CONSCIÊNCIA EM L. S. VIGOTSKI. CADERNOS CEDES 2020. [DOI: 10.1590/cc.225902] [Citation(s) in RCA: 0] [Impact Index Per Article: 0] [Reference Citation Analysis] [Abstract] [Track Full Text] [Journal Information] [Subscribe] [Scholar Register] [Indexed: 11/22/2022] Open
Abstract
RESUMO O presente texto explana a análise semântica da consciência em Vigotski, buscando trabalhar o conceito de sentido, na obra do autor, em seu contexto histórico. Para tanto, realizei um estudo teórico do capítulo “Pensamento e palavra” e do livro Psicologia da arte, cotejados com edições em russo. Concluiu-se, em primeiro lugar, que a ideia de “sentido”, para Vigotski, não se restringe à linguagem, tampouco à consciência individual, mas apresenta uma faceta filosófica. Explica-se, ainda, neste artigo, a noção de análise semântica (ou semasiológica) da consciência, cuja marca é a relação entre sentido e significado.
Collapse
|